segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Se for pra ser do seu jeito...


Não,obrigada. Está ótimo do jeito que está!

Tem um assunto que tem sido muito comentado nestas últimas semanas, acho bastante polêmico e confesso que neste assunto estou coletivamente fora. A publicidade tomando conta da blogosfera materna tem dividido bastante as opiniões, mas eu particularmente dou a minha opinião em relação a isto: cada um faz do seu blog o que achar melhor!

Vou falar particularmente sobre o meu blog, e o que vou dizer só vai doer aquele que no fundo no fundo está incomodado com a própria atitude. Até porque não é minha intenção atingir os pais que gostam de fazer publicidade em seus blogs.

Vou direto ao assunto me baseando em duas empresas que entraram em contato comigo (e eu quieta no meu cantinho). Percebi algo semelhante entre elas: a maneira como negociam, na verdade parece que não é bem uma negociação uma vez que entram em contato impondo o que querem: "vocês divulgam nosso produto ou serviço e em troca a gente divulga o seu blog."

Algo do tipo: você me dá UMA nota de R$50,00 e eu te dou DUAS notas de R$2,00. Ei! Espera um pouco, vocês estão subestimando nossa inteligência? Tá na cara que esta troca está sendo totalmente desproporcional.

As mães e pais blogueiros são formadores de opinião, por isso a divulgação "boca a boca" é muito forte, é mais fácil convencer alguém porque uma pessoa disse que experimentou e comprovou que é bom do que às vezes se convencer em um comercial passado na TV, por exemplo.

Quantas pessoas já fiz comprar um chip de uma determinada operadora de telefonia móvel e o comercial não havia convencido nenhuma delas que realmente era um bom negócio? Assim somos nós pais nesse mundo imenso e sem fim que é de assuntos intermináveis sobre a maternidade. Tantas experiências são trocadas, às vezes falam-se várias vezes sobre as mesmas coisas mas de forma diferente e no final todas acabam fazendo sentido e tudo é bem recebido.

Por não existir uma regra, percebo que algumas empresas estão querendo usar este canal de comunicação (importantíssimo) de uma maneira desleal. "Fale sobre meu produto ou serviço e em troca te dou um brinde, ou você se sentirá importante só porque colocaremos o nome do seu blog e assim atrairá novos seguidores ou algo do tipo".

Podemos ser nós mesmos, neste mundo imenso que eu disse sempre existirá alguém que terá afinidade com o que você diz ou faz, fará com que ele visite seu blog e passe a te seguir, sem apelação nenhuma e sem ter que deixar de ser você mesmo.

Detalhe: o que falo aqui é sobre publicidade e propaganda, por favor, não confundam com a relação que existem entre os blogs com os sites que unem toda a blogosfera materna e que fazem um ótimo trabalho a divulgando nossos posts.

É claro que é muito legal quando uma empresa trabalha em parceria com um blog dando o devido valor. Nosso país é capitalista e para mim não tem essa de procurar um determinado blog querendo fazer a cabeça da pessoa que o mundo faz de conta é o que importa. Vai muito além da divulgação, trata-se de Valorização em ambas as partes.

Quando decidi ser blogueira nunca imaginava que ia amar tanto compartilhar o meu dia a dia e aprender tanto com vocês. As dicas que dou de produtos e serviços são de livre e espontânea vontade de ajudar (motivo da criação do blog).

Um recado: empresas, eu sou o que sou , amo o que faço e está bom assim. Pode ser diferente, mas desde que seja para melhor, e vou começar me valorizando.

Sei que as empresas sérias não vão se incomodar com o que eu disse (e ainda acho que não disse tudo...).

27 comentários:

  1. Oie flor! Concordo demais com vc! As empresas pensam o que de nós? Agora eu mudei de atitude, sou super simpática com elas, mas quando querem ser divulgadas no meu blog, eu falo que adoraria e mando o mídia kit. A grande maioria não responde de volta... porque será né? Mas o q atrapalha é que tem mtos blogs que aceitam os brindes e aí as empresas acabam optando por eles... Mas ok, eu ja aceitei brindes tmb, ja aprendi e agora divulgação só com o q eu pedir e não com o q eles quiserem oferecer... (desabafei!)
    Beijos
    MaH

    ResponderExcluir
  2. @Vida de Gestanteverdade Máh, a primeira vez aceitei também, depois eu comecei a perceber que tinha algo errado. Tem uns que usam os blogs para divulgarem algum lançamento e quando conseguem o que querem nem adeus dão. Desleal né?Obrigada pela visita. bjus Ju

    ResponderExcluir
  3. Verdade!! Sabe que, por trabalhar na Mulher e Mãe, eu acabo falando muito sobre isso pras empresas, não é? A maior parte não tem a menor noção de como entrar em contato com a gente, confunde com jornal (mandando release), com blog de esmalte (se matam pra divulgar uma novidade antes) ou subestimam nossa capacidade. Já recebi propostas como essa que você falou: divulga aí que assim vc aumenta a sua audiência.

    Como assim?? Eu tenho a minha audiência e não vai ser a divulgação de um evento que vai aumentá-la. Sem contar com diversos outros casos, que a Calu até comenta em suas palestras sobre Marketing para Mães. A gente ri na hora, mas dá vontade mesmo é de chorar...

    Beijos!
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju. Concordo com você. Na realidade, eu também não gosto dessa troca de favores, exceto, quando há o bem comum para ambas as partes, né? Mas quando a gente percebe que só um lado tá sendo provilegiado e leva os créditos, não acho legal, até porque nós que somos blogueiros, se divulgamos algum produto, foi porque testamos em nossos filhos e acreditamos que ele tenha resultado e não somente por um breve "prestígio".

    Apoio o seu post!
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Acho isso um abuso!!! Como meu blog é recente e não tem tantos seguidores nenhuma empresa entrou em contato comigo, mas é bom saber como elas se aproveitam dos blogs. Tem aquelas que seguem no twitter e depois não seguem mais, aí voltam e seguem novamente. Já viram isso?

    Até a próxima visita ;)

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju,

    Esta totalmente apoiada!!
    No meu blog também é assim: divulgo o que gosto de verdade e quase sempre é por livre e espontanea vontade, sem nenhum brinde ou seja lá o que for!
    Ja recebi brindes sim, ja fiz testes sim mas, o post é sempre a minha verdade, se gostei aprovei e recomendo e se não gostei eu escrevo também e pronto!
    Tem me incomodado muito esta coisa de publicidade em blogs, não consegui ainda formar uma opinião a respeito, a unica coisa que eu sei é que do jeito que está parece meio sacanagem, com o blogueiro e com o leitor!!

    Bjos!

    Loreta#amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju, concordo com você.Quando decidi retomar as postagens do meu blog tinha e tenho como objetivo expor o dia-a-dia e trocar experiências,muitas vezes falo de produtos e empresas que ja usei e conheço.Agora ,agir sem ética, indicando por indicar, acho uma falta de respeito, pois tem pessoas que se baseiam muito nas referencias maternas.Super bjs.

    ResponderExcluir
  8. E conforme vamos trocando informações vamos ganhando mais força e conhecimento de causa. Bom texto, boa divulgação.

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Concordo, hoje em dia tem empresas que só querem se beneficiar, mas como sempre tem alguém que aceita, eles continuarão a fazer!
    Eu tenho sorte, as empresas que me procuram valem muito a pena para mim, e estou bem satisfeita!
    Acho que as empresas podem até agir de má fé, mas só agem assim porque sempre tem alguém que aceita e gosta, então isso será eternamente,NÃO ACHAS?
    Beijos
    Angi

    ResponderExcluir
  10. Oiê... mais vale qualidade do que quantidade! Mais vale suas dicas e ser vc mesma do que milhões de seguidores às custas de falsidade! As pessoas tem quer vir ao nosso blog por gostarem dele e de nós, né?! bjos e boa semana

    ResponderExcluir
  11. @Thaty parcerias são bem vindas, criam um elo e passam confiança para o leitor, mas é bom quando ambos saem beneficiados, quando alguém aparece simplesmente olhando para o próprio umbigo é complicado. Obrigada pela visita. Bjus Ju

    ResponderExcluir
  12. @Pathy Farias verdade! Acho super legal quando alguém testa um produto e indica, dá mais confiança. Por este motivo quis criar uma página no blog com Dicas, para poder ajudar nas escolhas. Obrigada pela visita! Bjus Ju

    ResponderExcluir
  13. @Monika Lovera então, este post serve para ajudar a observar mais o que querem da gente. Se valorizam mesmo o nosso blog ou se estão querendo ganhar às nossas custas. Obrigada pela visita. Bjus Ju

    ResponderExcluir
  14. @Loreta eu tb já vinha observando isto entre os blogs e ficava na dúvida, com isso eu acabo dizendo que cada um faz o que quer, mas acho que tem que se valorizar né?

    ResponderExcluir
  15. @Elo muito importante o que você disse sobre pessoas que buscam referências. A partir do momento em que publicamos o que pensamos somos responsáveis, vale o caráter! Obrigada pela visita. Bjus Ju

    ResponderExcluir
  16. @Renata Marques Obrigada! Agradeço também sua visita! Bjus Ju

    ResponderExcluir
  17. @Angi quando se encontra empresas sérias, dispostas em uma real parceria é mais tranquilo. E realmente será eterno, principalmente quando independente do assunto tudo é jogado na internet é mais fácil espalhar do que juntar. Vou fazendo a minha parte, mas se infelizmente existem esses tipos de pessoas elas são livres também para acharem que estão ganhando algo com isso. Obrigada pela visita. Bjus Ju

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente!
    E na verdade acho muito feio isso tudo que está acontecendo na blogosfera materna.
    Eu, (não sei as outras, mas EU)entrei nesse mundo pois não tinha nenhuma conhecida que estivesse passando pela mesma fase que eue eu precisava, e ainda preciso, muito de aprender sobre maternidade e compartilhar tbm.
    Mas hoje, entramos em alguns blogs e mais parece um jornal de classificados! Esses para mim, já perderam a magia e a doçura dos blogs maternos.

    ResponderExcluir
  19. Também recebi umas propostas, mas não topei, nem tenho tempo de postar direito e ainda vou arranjar mais um compromisso? Nem pensar!! Quero ter prazer pelo que faço e não que meu blog se torne uma obrigação comercial!!!

    Maravilhosa sua reflexão!!

    Beijão.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  20. Juliana. Vim através do Clube das Mães e Pais Blogueiros. Volto com mais calma. Aguardo sua visita também. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Acho o fim essa "troca". Se for pra dizer o que eles querem, façam propaganda em outro lugar!

    Beijos!

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  22. Falou e disse!
    "Troca" injusta não vale!
    Tem que ser bom pra ambos, né?

    Beijos!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  23. Oiê... passando para desejar um ótimo feriado prolongado. bjos

    ResponderExcluir
  24. Oi, Juliana
    Eu comecei recentemente na blogosfera, mas concordo plenamente com seu post !!!
    Uma coisa é repassar informação de produtos que realmente gostamos, e outra é se vender e enganar os outros!!!
    Beijos bom final de semana

    ResponderExcluir
  25. Eu sou a favor da publicidade nos blogs. Desde que feita de forma correta. Eu jamais falaria bem de um produto que não condiz com a minha opinião. Mas não vejo mal nenhum em falar sobre um produto no qual confio, gosto... Enfim. Acho que o que falta é ponderar. E realmente há algumas empresas que acham que temos cara de idiota... ¬¬

    ResponderExcluir
  26. Ooie tudo bom?
    estou conhecendo o seu cantinho aos poucos e adorando os seus relatos e aproveitando estou votando no seu cantinho no CmpB no opiniblog beijinhos

    Esse é o meu cantinho espero sua visita: http://lrheloisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...