quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sinéquia...você já ouviu falar?


Mãe de meninas: vale a pena saber o que isso significa!

Particularmente não queria muito publicar isto, por se tratar de um assunto íntimo e infelizmente existem muitas pessoas com má intenção. Ao mesmo tempo sei que vale a pena dividir esta informação com outras mães que já passaram por isso ou então pode vir a passar e lembrar do que foi dito aqui um dia. Vou tentar ser menos detalhista possível com relação a minha filha. Por se tratar de um assunto clínico, precisarei da ajuda de um site que possa explicar melhor.

Há mais ou menos um mês ao trocar as fraldas da minha filha ou depois do banho que tenho percebido uma parte interna da região genital dela grudada (esta é a palavra mais adequada). A parte do xixi ela faz normalmente e não reclama de dor ou incômodo para nada. Como já tinha marcado a consulta dela de rotina com a Pediatra, fiquei mais tranquila em saber que poderia tirar minhas dúvidas.

Na última terça-feira, dia da consulta, ela examinou e confirmou que realmente estava fechada. Na hora bateu uma preocupação e comecei a enchê-la de perguntas e ela me respondia:

  • "Isso é normal?" - "É sim, não precisa se preocupar"
  • "Mas ela sente algum incômodo?" - "Não, ela não sente nada"
  • "Mas porque isso aconteceu? Culpa minha na hora da higiene?" - "Não é culpa sua, costuma acontecer isso em meninas até no início da adolescência"
  • "O que pode ser feito para desgrudar?" - "Eu vou te passar uma pomada e durante tantos dias e tantas vezes por dia você passa e vai separando ao mesmo tempo."
  • "Vai doer nela?" - "Não dói não, para você não se preocupar é parecido com a fimose em meninos"
No mesmo dia comprei a pomada e estou usando nela. Vou te contar, pra gente que é mãe ter que fazer isso é muito estranho, apesar da Pediatra ter dito que é comum e indolor. Para você ter ideia, a sensação é como no momento em que você vai levar a criança para tomar vacina. Dói na gente. Mas se é para ajudar é melhor guardar o coração e o medo na gaveta!

Pesquisando no Google, encontrei o nome disto, chama-se Sinéquia e encontrei informações que, além da Pediatra, me ajudou a ficar mais tranquila.

16 comentários:

  1. Nossa Juliana, nunca tinha ouvido falar, mas que bom que tem solução né? Eu tenho um menino e confesso que fico 10 vezes mais preocupada em cuidar da Clara, pois a higiene íntima de nós, mulheres, é sempre mais delicada, né?

    Melhoras para a sua princesinha e obrigada pelas informações!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju. Sou mãe de menino, mas me preocupa a história da fimose. Muito bom seu post, bem importante, não sabia o que era isso. Vou linkar no meu blog.

    Beijos,

    Mariáh
    http://cartasaomeubebe.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Ju, pois é, eu ja tinha ouvido falar sobre este probleminha.Procure ficar calma e seguir as orientações médicas, que logo logo isso sera passado. Eu entendo a sua aflição, no seu lugar também ficaria assim.Super bjs!

    ResponderExcluir
  4. Querida, eu sei que para mãe é difícil não se preocupar, mas tente ficar tranquila que isso é coisa simples de resolver!
    Só de saber que ela não sente nem dor, nem incômodo já é um grande alívio.

    Grande beijo,

    Cláudia

    ResponderExcluir
  5. @Mariáh Eu brinco com uma amiga minha que isto trata-se de mais um item para o nosso currículo rs. Obrigada pelo comentário e por compartilhar o link.

    ResponderExcluir
  6. @Pathy Farias o que me deixa tranquila é saber que é normal isso acontecer. Vai dar certo se Deus quiser!
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  7. @mperrié verdade, depois que eu li sobre o assunto fiquei mais tranquila! :)

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvi falar disso, mas vou ler mais sobre o assunto e tentar ficar mais atenta a isso! bom findi semana... abs

    ResponderExcluir
  9. Juliana conheci uma menina que teve isso aos 9 anos de idade. Fechou de uma hora pra outra e o pediatra fez uma pequena incisão no consultório mesmo. Acredite que é indolor. Não se aflija que dará tudo certo. Muita saúde pra sua pequena.
    Beijinhos
    Carol

    ResponderExcluir
  10. @Ich, Hausfrau Eu tinha ouvido falar de uma menina que estava assim, mas para mim isto era um caso ou outro...mas é bem mais comum do que imaginava. Abraços e obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  11. @Carol Damasceno eu li que quando precisa fazer uma incisão é porque realmente chegou ao extremo. Apesar da dó que a gente fica, mas é necessário tratar pela saúde da criança, né? Obrigada, querida.

    ResponderExcluir
  12. Oi, cheguei no seu blog por acaso e me deparei com este texto.
    Minha filha também teve disso, mas nem sabia que tinha um nome.
    O pedi percebeu com alguns dias e me passou a tal da pomadinha (hormônio né?). Aí resolveu.
    Mas depois de 2 anos eu percebi que estava acontecendo de novo. Aí fiz direitinho o "tratamento" com a pomada e resolveu depois de mais ou menos 1 mês.
    Fica tranquila, mas sempre atenta.
    Beijos. Vai dar tudo certo. Dos males este é o beeem menor.

    ResponderExcluir
  13. @Anna Paula MG Cruzoi realmente a pomada é um hormônio. Fiquei com dó em ter que fazer este tratamento, mas ainda bem que ela é quietinha, eu a deixo distraída com algum objeto...Vou ficar mais atenta...Obrigada pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...