quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Socorro! Tem um dente nascendo!




Socorro mesmo!!

Eu costumo dizer que depois das experiências vividas com as cólicas, logo em seguida vem a fase da dentição, sem nenhuma trégua para nós pais respirarmos. Claro, estou falando com base em tudo que passei e tenho passado com a Talita. Ela teve cólicas até o 4º mês e no 5º mês apareceram os dois primeiros dentinhos.

Os dois primeiros simplesmente apareceram e não apresentaram nenhum sinal de incômodo. O interessante que é que até hoje tem nascido de dois em dois, isto quer dizer: "sofrimento em dobro",  porque os demais tem aparecido acompanhados de bastante salivação, irritação, choro, mordendo tudo o que vê pela frente.

Para você ter ideia de como o nascimento dos dentes irrita uma criança, a minha às vezes dá uns berros e corre em direção a uma cadeira, sofá, mesa para morder com a tentativa de amenizar o que está sentindo. Eu fico morrendo de dó dela.

Alguns Pediatras dizem que a primeira dentição não influencia em nada, e existem outros que são convencidos de que a criança sofre sim alterações com o nascimentos dos dentinhos. Vou dar exemplo de alguns sintomas que aparecem e que tenho visto por aqui: 
  • gengiva inchada e levemente esbranquiçada, 
  • baba muito, 
  • costuma colocar as mãos, dedos ou objetos na boca, 
  • febre baixa (até 38º), se for mais alta que isto e constante deve procurar um pediatra,
  • alteração nas fezes (fica mais mole), mas atenção se tiver diarreia deve procurar um pediatra,
  • a criança fica muito irritada, chora, às vezes solta até uns gritos de dor,
  • leve resfriado, 
  • dor de garganta,
  • falta de apetite (mas não deixe de oferecer alimento),
  • dificuldades para dormir
O que podemos fazer para ajudar?
  • eu uso o Nenê Dent em gel que é mais fácil de ser aplicado (a pediatra dela  disse para não usar em excesso),
  • uso também Camomilina C, que é Fitoterápico. (você deve abrir a cápsula e misturar o pó de preferência no leite, no suco, etc),
  • dê algum objeto para ele mastigar (cuidado com os objetos pois podem machucar ou serem engolidos com facilidade),
  • às vezes você mesma pode colocar o seu dedo (previamente lavado é claro) na boca da criança e massagear,
  • tenha muuuuuita paciência, amor e carinho,
  • dê atenção e colo toda vez que precisar,
  • na febre utilize um antitérmico indicado pelo pediatra e NÃO deixe a febre permanecer por muito tempo acima de 38,5º. Quando ela fica acima de 39º a chance dela ter convulsão é enorme. Apesar de (felizmente) não ter sequelas o susto deve ser muito grande,
  • dependendo da irritação, verifique com o pediatra a possibilidade dele indicar um remédio para aliviar a dor
Tenha consciência de que essa fase se estende ainda por muito tempo e dependendo da reação da criança, a sensação que dá é que cada dentinho nascendo é como se fosse o primeiro. Saiba também que o desenvolvimento depende de cada criança, não se preocupe se você conhece alguma criança na idade do seu filho que tenha mais dentes que o seu e é claro que qualquer dúvida não deixe de procurar por um especialista.

Vou deixar aqui a indicação de um site bacana que traz mais algumas informações sobre a primeira dentição. É o Saúde Informações.

*Imagem retirada daqui

7 comentários:

  1. Oi Juliana, tudo bem? Cheguei aqui através do CmpB. Minha filha não chegou ainda na fase dos dentes, mas li seu texto sobre o sono! Tbem acho que tem mães que querem somente contar vantagem qdo dizem que seus bbs dormem a noite toda! Minha Luisa acorda pouco pra mamar, mas resmunga a noite toda e eu fico com o zóio estalado a cada resmungada! Já me apelidei de mãe-zumbi, hehehe... mas mãe é isso mesmo né: tudo pelos nossos pequenos!
    Sempre que puder estarei por aqui para conferir as novidades!
    grande abraço
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana, obrigada pelo comentario carinhoso no blog, entao realmente hoje em dia as mulheres tem um medo, uma falta de informaçao sobre o parto, o que é muito triste. Tem relatos sobre o seu parto aqui no blog? Vou tentar achar!!!! Entao, estou com 36 semaninhas(cumprindo amanha) e super ansiosa pra chegada do meu Luigi! Fico lendo varios posts nos blogs das mamaes que os filhinhos ja nasceram e lendo sobre as fases, os problemas, o dia-a-dia. E nossa, fico mais ansiosa ainda! Imagino como é essa fase dos dentinhos, tnho irmaos mais novos e lembro um pouco dessa época deles, tadihnos deve doer bastante ne? E mais ainda em nos maes. Bom, vou seguindo seu blog. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju obrigada pela visita la no blog!
    Pois é menina por aqui estamos na mesma situação, algum tempo atras tb fiz um post sobre o 1 dentinho, mas ainda não apareceu!!! Só ta fazendo minha pequena sofrer, pois todos os sintomas descritos acima ela tem, mas nada do dente aparecer! rs...

    Bjaum e ja vou te seguir. ;)
    www.amaecoruja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Cecilia também esta nessa fase!
    baba pra caramba e poe tudo na boca
    me morde
    morde o papai
    é um amor, mas doi pra carambaaaaaaaaaaaa

    bju

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana, adorei o blog ! Já vi tanto blog lindo e este é um deles, já estou seguindo e espero a sua visitinha no meu blog tá ?
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Gente obrigada pelos comentários e com certeza vou passar no blog de vocês. Bjus Ju

    ResponderExcluir
  7. Olá...eu estava tão preocupada com a dentição de meu filho, pois tem muitos dentes, hehehe..
    tem apenas 10 meses com 8 dentes...
    adorei suas dicas.

    gostei do seu blog..venha conhecer o meu...
    www.aos25anos.blogspot.com

    bjuss

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...