sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Blogagem Coletiva: Sono - Comigo foi assim...


Ontem foi realizada a primeira #festanotwitter, organizada pela Rede Mulher e Mãe que cá entre nós, foi divertidíssima! O legal é que trocamos experiências, dúvidas, confissões e rimos muito. O assunto abordado na festa foi o Sono. Depois disto foi organizada para hoje a Blogagem Coletiva.

Com a chegada dos nossos filhos toda a nossa rotina de sono muda completamente, falo isso por experiência e depois do que conversamos hoje vi que nunca estive só! Então eu fiz questão de participar da Blogagem Coletiva para dividir com vocês como tem sido o meu dia a dia, ou melhor, noite a noite.

Os primeiros meses são os mais complicados, por sermos pais de primeira viagem temos todas as dúvidas do mundo, mesmo que temos por perto pessoas experientes e dispostas a nos ajudar com sinceridade (nem vou contar as que atrapalham), mesmo lendo várias informações disponíveis na internet e livros, na prática sempre bate uma insegurança e ficamos sem saber direito se estamos cuidando bem dos nossos filhos. Agora soma tudo isso com noites mal dormidas.

Eu me lembro que tinha que levantar de 2 em 2 horas para amamentar minha filha, quando estava pegando no sono era hora de levantar. Lembro que tinha vezes que estava tão sonolenta que meu marido (sonolento também) levantava, pegava a Talita no berço e trazia para mim. Ela sentiu cólicas até o 4º mês e durante todo esse período vivíamos um ciclo vicioso com ela: mamar, arrotar, golfar, cólicas porque mamou, mamar para aliviar a dor da cólica, arrotar, golfar e tudo isso com choro no meio. Confesso que às vezes chorava também.

Eu procurava me tranquilizar com o pensamento que aquilo era uma fase e ia passar. Para ajudar a minha falta de experiência eu perguntava para as pessoas com filhos mais velhos que a minha se eles também passaram por noites e noites acompanhadas de choro, cólicas e problemas para dormir. A resposta era sempre a mesma: "não, meu filho sempre dormiu a noite inteira e nunca sentiu cólicas!"

Depois de várias respostas iguais percebi que algumas mães (disse: "algumas") preferem contar vantagem, a sensação que dava era que era só eu que passava por toda essa correria. Até que combinei com o meu marido para não falarmos e perguntarmos mais nada pra ninguém. Se nos livros e internet diziam que ia passar com o tempo, então ia mesmo!

Realmente foi passando, de ficar acordando de 2 em 2h (quando dormia), foi mudando para 4 em 4. Tinha noites que ela pegava no sono 1h00 e acordava às 5h00 e eu comemorava achando que estava tudo indo bem até que na noite seguinte desandava tudo de novo. Tinha sites que eu lia falando sobre rotinas para o sono, mas percebi que não encaixava com um bebê que tinha  que acordar para mamar, para ser trocado porque a fralda vazava o tempo todo, porque ele queria colo.

Só então conhecendo a minha filha com o tempo fui relaxando e passei a fazer as coisas do meu jeito tendo a total aprovação dela. Já me sentia anestesiada quanto tinha que acordar no meio da noite. Eu sabia e tinha consciência da escolha que fiz de ser mãe, que tudo ia mudar e mudou mesmo. Puxa durante 1 ano e 4 meses já passamos por tantas situações que só tenho que ir ali daqui a pouco e dar um cheirinho nela.

Atualmente ela dorme com a gente (a famosa cama compartilhada) e acreditem que é o marido quem tomou a decisão! Ele alega que ela sente frio, que se vomitar a gente não vai ver, se chorar é porque está na solidão lá no berço, etc., eu acabo deixando. Mas vou contar, a falta de espaço é ruim demais, durmo a noite toda na beira da cama. Já aconteceu do meu marido me puxar dizendo que eu estava caindo! Mas uma coisa eu confesso: que passamos a dormir super bem depois que compartilhamos a cama. Ela dorme a noite inteira, acorda cedo, mama e dorme de novo.

Ah eu quero fazer uma observação: já que estamos falando sobre o Sono, quero falar sobre os produtos "Hora do Sono" da Johnson's Baby. Durante todo esse período eu fiz o teste e a conclusão que tirei com o funcionamento aqui em casa foi o seguinte: pensando na minha Tatá, bebê novinho não tem regras, tudo o que ele precisa é ser aconchegado, alimentado, trocado, alimentado de novo, e assim vai, e por natureza ele dorme o tanto que precisa, não dá para ficar apelando para produtos para dormir (pode ser que funcione com o filho alguém). Quando vai ficando maiorzinho as coisas vão mudando, os pais vão conhecendo melhor a criança, as regras nos horários vão surgindo e vi que agora funciona.

Eu tenho o sabonete líquido, o creme e o talco, mas costumo usar os dois últimos. É impressionante como acalma mesmo. Como dou banho nela durante o dia eu passo para ela dar as cochiladas à tarde e quando está muito calor, antes de dormir à noite vai bem também. Não uso todos os dias, mas sempre que vejo necessidade, percebo que ela está agitada demais ou calor demais.

Eu acredito que rotina do sono é aquela que a família tem, regras que cada um coloca desde que não prejudique a criança. Compartilhar a cama é errado? A resposta depende de cada mãe e deve ser respeitada!

4 comentários:

  1. Dá um pulo no meu blog... o meu sempre dormiu muito.
    Mesmo com as cólicas, usava o truque da fralda, tu conhece? e assim ele dormia.
    Vou repetir as mães se desesperam por esquecer q é fase, todo têm um tempo um período, já tive noite sem dormir, mas foram poucas.

    ResponderExcluir
  2. Como assim teve festa no twitter da Rede mãe e mulher e eu perdi? Nossa eu preciso me atualizar dessas coisas!!!
    Por aqui, por enquanto, o problema do sono é comigo, que já não consigo dormir direito! hehehe
    Beijoss
    MaH

    ResponderExcluir
  3. Oieee,

    Ai, eu odeio outras mães q ficam contando vantagem pra cima da gente!!

    Nem liga!! Sabe, eu acho q cada màe tem o seu jeito e cada família é única, por isso, nem sempre oq funciona pra uma vai funcionar pra outra, o importante é q o seu método seja bom pra ela e pra vc!!!

    Bjos!

    Loreta #amigacomenta;)

    @bagagemdemae

    www.bagagemdemae.com.br

    ResponderExcluir
  4. Juliana, eu também, depois de muito falar sobre o sono (o melhor, a falta dele) das minhas filhas pros outros, resolvi me calar!
    Também participei da blogagem coletiva.
    Passa lá pra conhecer
    http://vilaparapequenos.blogspot.com/
    Bjs,
    Lia

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...