sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Como lavar a cabeça da criança acima de 1 ano?



Taí uma dúvida com resposta simples, mas que não deixa de ser dúvida. Tenho uma amiga que conheci nos fóruns da vida onde o assunto também é filhos e ela me questionou como é que eu lavo a cabeça da minha filha. O filho dela é um mês mais novo do que a Talita e sabemos que nessa idade já não conseguimos lavar a cabeça deles como quando eram recém-nascidos.

A dúvida vem com a preocupação de como a criança vai reagir com a nova forma de tomar banho. A partir de um ano algumas crianças já estão andando ou iniciando os primeiros passos. Então a mãe decide se continua dando banho na banheira ou não, se lava a cabecinha deles com canequinha, chuveirinho ou chuveirão.

Bem fica a dica: eu ainda dou banho na banheira e a primeira vez que usei uma nova forma de lavar a cabeça dela até pensei que ela não ia gostar, mas acabou dando certo. Na hora de enxaguar o cabelo dela eu ligo o chuveirão, e quando a água já está na temperatura apropriada eu vou colocando-a debaixo da água aos poucos e de costas para que quando a água começar a cair no rosto dela já seja o tempo de tirá-la. Às vezes eu ainda deixo por mais um tempinho porque ela gosta de sentir a água do chuveirão caindo nas mãozinhas.

Uma observação: se deixar a água cair por muito tempo no rosto da criança ela pode respirar a água, se engasgar e ficar desesperada, até porque de início eu percebi que ela fica bem insegura e se deixá-la assustada corre o risco de ficar traumatizada. 

Lembre-se de que o couro cabeludo da criança é menos oleosa que de um adulto, então use o xampu apenas uma vez (sem repetir o processo). Se no verão, por exemplo, de acordo com a quantidade de banhos que for dar, veja se há realmente a necessidade de usar o xampu em todas a vezes.

Como cada mamãe conhece o seu filho, experimente a maneira que ele melhor se adaptar como em uma das opções que eu dei. E quem tem mais dicas de como lavar a cabecinha deles não deixe de dividir com a gente!

*Imagem Google

Um comentário:

  1. Juliana adoramos seus posts, sempre claros e informativos!

    Parabéns!

    Beijos,

    Equipe A Casa Cor de Rosa

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...